top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

A cultura do salão

About

Arte Neoclássica

O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura), surgido na Europa por volta de 1750, e durou até meados do século XIX. A nova estética tinha por base o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e das obras da Antiguidade. O regresso à ordem correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionária que tinha por modelo a Antiguidade Clássica (grega e romana).

Esta filosofia criou uma estética que tinha por base o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e das obras da Antiguidade. As descobertas arqueológicas de Herculano, de Pompeia e de Paestum, na Itália e, mais tarde, da Grécia Antiga, comprovando as engenhosas e inteligentes soluções técnicas, a simplicidade estrutural, a clareza e regularidade das formas, a harmonia de proporções, o equilíbrio e sobriedade das obras dos Antigos, contribuíram, também, para estabelecer os princípios estéticos do Neoclassicismo.    

Arte Rococo

Nasceu em França, mais ou menos em 1715-20, atingiu o seu apogeu em 1730 e entrou em declínio depois do reinado de Luís XV (1774). A palavra vem de “rocaille” – rocha – que se tornou um motivo básico do estilo. Esteticamente tem um espírito tolerante, crítico, irreverente, intimista e individualista, que caracteriza o Homem deste tempo. Fugiu às imposições da Igreja e das Academias, defendia a criatividade pessoal, a excentricidade e a improvisação e os prazeres da vida. Foi criado para satisfazer o gosto de uma elite aristocrática e intelectual, (amante do exotismo, da fantasia, da alegria, do natural) que gostava de discutir assuntos filosóficos e políticos em conversas espirituosas, ouvindo música e assistindo a concertos e peças de teatro.

Portfolio

Arquitetura Neoclassica

Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existentes nas mais importantes capitais da Europa.

 

Durante este período, as cidades foram invadidas por edificações colossais, como o célebre Arco do Triunfo, em Paris, construído em homenagem às vitórias de Napoleão. Nele evitou-se ao máximo recorrer aos ornamentos romanos, como as colunas clássicas.

 

Movimento cultural do fim do século XVIII, está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. No entanto, o Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.

 

A Arquitetura neoclássica foi produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII. Os Arquitetos formados no clima cultural do racionalismo iluminista e educados no entusiasmo crescente pela Civilização Clássica, cada vez mais conhecida e estudada devido aos progressos da Arqueologia e da História.

                                                               

                                                                   Algumas características da arquitetura:
 

• materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras);
• processos técnicos avançados;
• sistemas construtivos simples;
• linhas ortogonais;
• formas regulares, geométricas e simétricas;
• volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos;
• uso de abóbada de berço ou de aresta;
• uso de cúpulas, com freqüência marcadas pela monumentalidade;
• espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade;
• pórticos colunados;
• frontões triangulares;
• a decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque;
• valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares;
• decoração de caráter estrutural.

 

Escultura 

Neoclassica

A escultura neoclássica inspirou-se na antiga tradição greco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante.
No terreno da escultura o impacto de novidade dos novos conhecimentos adquiridos foi menor do que nas outras artes, como a pintura e a arquitectura, pois os escultores já bebiam na fonte clássica deste o século XV, mas seus melhores resultados na reinterpretação da tradição greco-romana não deixaram de mostrar a mesma elevadíssima qualidade. 

 

Em linhas gerais buscou-se evitar o extremo contorcionismo da estatuária barroca e predominaram as formas mais naturalistas, e o colorido de superfície foi praticamente abandonado de todo em favor da exposição completa do material constituinte da obra. A temática privilegiou a história e mitologia greco-romanas, com muitos elementos alegóricos e grande ênfase no nu, e a retratística enalteceu os homens públicos meritórios.

As obras mostravam em geral alto nível de equilíbrio formal, com uma expressividade circunspecta e raros momentos de drama. 

                                                                                               Temas:

-Históricos, literários, alegóricos e mitológicos.

Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos Deuses gregos e romanos.
                                                                                               Estatuária:

 

-Representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevospouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).
 

                                                                                              Relevos:

 

-Têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.
                                                                                               Formas de Representação:

 

-De inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (da pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.
 

                                                                                              Técnica:

 

-São obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.
 

                                                                                             Materiais:

 

-Mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o bronze, mas em menor quantidade.
 

Pintura Neoclassica

Na pintura, a influência foi maneirista. Do Século 19 em diante, a preferência voltou-se para a estética grega. Note-se, que a pintura era uma forma artística pouco cultivada na Grécia e em Roma. Na verdade, gregos e romanos davam mais atenção à escultura e à arquitetura e, assim, os pintores neoclássicos inspiraram-se em certos renascentistas, como Rafael.


Como ocorrera no Renascimento, o neoclassicismo preconizava o retorno aos ideais clássicos de beleza, mas o espírito que o plasmou diferia nitidamente do espírito humanista que deu origem ao primeiro. Sob os temas heróicos ou mitológicos inspirados na antiguidade clássica e traduzidos num vocabulário formal apenas superficialmente grego ou romano, o que se descobre na arte neoclássica é a busca de reviver uma época tida como origem da beleza e virtude.

 

Na verdade, de 1820 a 1850, já em decadência, o neoclassicismo opôs-se ao romantismo e, abrigado nas academias e escolas de belas-artes, confundiu-se com o academicismo e assim reagiu a todas as tendências de vanguarda, a começar pelo impressionismo. De modo geral, a pintura neoclássica caracteriza-se pelo predomínio do desenho e da forma sobre a cor, o que a distingue da arte romântica. Quanto ao conteúdo, é ilustrativa e literária, enquanto a romântica é expressiva e pictórica.

 

                                                                                      Características da pintura:  

 

-Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante 

-Exatidão nos contornos

-Harmonia do colorido

Ideologia

Era o regresso a ordem que correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionaria que tinha por modelos:

 

-A Roma Republicana 

-A Roma imperial

-A inspiração grega.

 

Criou-se depois uma arte mais intelectualizada que desenvolveu as seguintes características base:   
 

- No campo técnico-formal, procurou o virtuosismo e a beleza idealizada dos Antigos, alcançados através de aprendizagens rigorosas, feitas nas academias.   
 

- No campo conceptual e temático, recorreu a conteúdos elevados (eruditos, abstratos ou moralizantes, baseados na história, na literatura, na religião e na mitologia), nos quais o belo se confunde com o útil e a estética se aproxima da ética.

bottom of page