
A cultura do salão


Arte Neoclássica
O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura), surgido na Europa por volta de 1750, e durou até meados do século XIX. A nova estética tinha por base o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e das obras da Antiguidade. O regresso à ordem correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionária que tinha por modelo a Antiguidade Clássica (grega e romana).
Esta filosofia criou uma estética que tinha por base o estudo e a escolha do mais útil e belo da Natureza e das obras da Antiguidade. As descobertas arqueológicas de Herculano, de Pompeia e de Paestum, na Itália e, mais tarde, da Grécia Antiga, comprovando as engenhosas e inteligentes soluções técnicas, a simplicidade estrutural, a clareza e regularidade das formas, a harmonia de proporções, o equilíbrio e sobriedade das obras dos Antigos, contribuíram, também, para estabelecer os princípios estéticos do Neoclassicismo.
Arte Rococo
Nasceu em França, mais ou menos em 1715-20, atingiu o seu apogeu em 1730 e entrou em declínio depois do reinado de Luís XV (1774). A palavra vem de “rocaille” – rocha – que se tornou um motivo básico do estilo. Esteticamente tem um espírito tolerante, crítico, irreverente, intimista e individualista, que caracteriza o Homem deste tempo. Fugiu às imposições da Igreja e das Academias, defendia a criatividade pessoal, a excentricidade e a improvisação e os prazeres da vida. Foi criado para satisfazer o gosto de uma elite aristocrática e intelectual, (amante do exotismo, da fantasia, da alegria, do natural) que gostava de discutir assuntos filosóficos e políticos em conversas espirituosas, ouvindo música e assistindo a concertos e peças de teatro.



Iluminismo
Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia.
Teve grande influência a nível : cultural, social, político e espiritual.
Também conhecido como Época das Luzes, foi o período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem.
O Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão.
Iluminismo é o nome que se dá à ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia da Europa, a partir das lutas revolucionárias do final do século XVIII. Apesar disso, o iluminismo não foi apenas um movimento ideológico, mas também político, potenciado pela Revolução Francesa.
Iluminismo é uma doutrina filosófica e religiosa preconizada no século XVIII, baseada na existência de uma inspiração sobrenatural.
A origem do Iluminismo já se encontrava no século XVII, nos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. A sua teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo".
Origem
